Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

PEQUENAS MUDANÇAS, GRANDES BENEFÍCIOS

 

                                                                                                                 Foto: Bruno Nascimento

 

Você já parou para pensar na sua rotina? É possível notar que muitas pessoas – inclusive nós mesmos – têm se desdobrado para cuidar da carreira, do lar e de outras responsabilidades e planos, além da busca por mais tempo para estar com a família e os amigos.

 

Dados de 2018 mostram que o brasileiro trabalha em média 1.737 horas por ano, cerca de 20% do tempo total de vida de uma pessoa durante o período. Uma pesquisa recente do Ibope Inteligência também indicou que, na cidade de São Paulo, por exemplo, duas horas e quarenta e três minutos do dia são dedicados ao deslocamento, sendo quase duas delas destinadas apenas ao trajeto de ida e volta entre lar e local de trabalho ou estudo.  

 

No meio disso, algo importante pode se perder no dia a dia: o cuidado com a própria saúde e bem-estar, que é fundamental para que se consiga dar conta de todas as prioridades. A boa notícia é que, com pequenos detalhes e mudanças gradativas, é possível ganhar mais saudabilidade de um jeito que pode se adaptar ao seu estilo de vida.

 

Separamos aqui algumas dicas:

 

Troque o elevador e as escadas rolantes pelas escadas tradicionais

 

Você já passou tanto tempo esperando por um elevador a ponto de pensar que teria chegado mais rápido se tivesse ido pelas escadas? Pois é! Além disso, trocar o elevador e semelhantes pelas escadas é um jeito fácil de se movimentar no dia a dia e até de melhorar seu condicionamento físico, já que a ação demanda esforço cardiovascular, estimulando o coração e colocando os pulmões para trabalhar.

 

Comece aos poucos, respeitando os limites do seu corpo, e aumente gradativamente a quantidade de andares. Enquanto estiver subindo ou descendo as escadas, se atente à sua respiração e nível de fadiga, que vão melhorar com o tempo conforme você adotar essa prática.

 

Se locomova a pé ou de bicicleta

 

Quantas vezes você já usou carro ou moto para ir a lugares próximos da sua casa quando poderia caminhar ou usar a bicicleta? Uma pesquisa com 7.500 pessoas no Reino Unido mostrou que homens que deixavam o carro em casa tinham em média três quilos a menos do que os que eram motoristas; entre as mulheres, aquelas que usavam o transporte intermodal (aquele em que se combina mais de um meio de transporte) tinham cerca de 2,5 quilos a menos do que as que usavam o carro como principal forma de transporte.   

 

Meia hora de caminhada por dia já contribui de forma significativa para o seu condicionamento físico – pode ser uma oportunidade para conhecer melhor o seu bairro, levar seu animal de estimação para passear ou até cuidar de atividades cotidianas. Também pode ser um momento reservado para você, para começar ou finalizar o dia. Partiu se movimentar?

 

Se alimente bem

 

A essa altura você já sabe que a comida é o combustível para o seu corpo, certo? Basta passar um período maior sem se alimentar e você já pode sentir dor de cabeça, fraqueza, falta de concentração e até mau humor. Mas assim como a falta dos alimentos, a qualidade do que você ingere também é essencial para o funcionamento do seu corpo, interferindo na sua disposição, sensação de saciedade, ritmo intestinal e na saúde dos seus músculos, ossos e pele, entre uma série de outras coisas - que tal conversar com um nutricionista que possa orientá-lo nessas escolhas?   

 

As pessoas já sabem que precisam se cuidar, como indica a pesquisa “Panorama do consumo consciente no Brasil: desafios, barreiras e motivações”, divulgada em 2018 pelo Instituto Akatu: o estudo mostrou que uma alimentação saudável é o segundo item mais desejado entre os brasileiros, que expressaram a vontade de ingerir comida saudável, fresca e nutritiva, mas também disseram buscar opções práticas e de preparo fácil.

 

Alguns passos simples e efetivos podem ser o início dessa mudança:

 

  • Diminua a ingestão de alimentos industrializados – Basta olhar no rótulo destes produtos: quantos daqueles ingredientes você conhece e sabe para o que servem? Alguns especialistas em nutrição defendem que a melhor dieta é aquela que inclui comida de verdade, preparada com itens que os seus avós conhecem, já que eles estão o mais próximo possível do que é natural. O benefício disso é ingerir alimentos muito mais frescos e de valor nutricional mais rico. Seu corpo agradece! E se falta tempo para organizar essa alimentação no dia a dia, as marmitas congeladas podem ser boas opções para te ajudar nessa organização.   

 

  • Reduza o consumo de sal e açúcar – A Organização Mundial da Saúde alerta que brasileiros consomem o triplo da quantidade recomendada de sal, o que leva a hipertensão, retenção de líquidos e sobrecarga nos rins. No consumo de açúcar, o Brasil já chegou a ocupar a posição de quarto país do mundo, o que acarreta obesidade, diabetes e má saúde dos dentes, sendo associado até à incidência de acne e envelhecimento da pele. Que tal explorar seu paladar e descobrir seus novos sabores favoritos usando temperos naturais como o açafrão, o tomilho, alho, limão e tantos outros? Quando produzidas com o acompanhamento de nutricionistas, as marmitas fitness costumam trazer temperos saudáveis e saborosos, com menor adição de sal. Já o açúcar pode ser substituído pelos sabores naturalmente doces das frutas, que podem ser consumidas individualmente ou combinadas em novas misturas. Que tal brindar essa notícia com um bom suco

 

  • Coma mais grãos, frutas, verduras e legumes Além de oferecer textura às suas refeições de um jeito natural, esses itens são importantes para inserir as fibras na sua alimentação, fazendo o seu intestino funcionar melhor e literalmente nutrindo o seu corpo. De acordo com alguns médicos, o nosso intestino carrega a maior concentração das células de defesa do nosso corpo, então é importante manter essa parte do corpo no ritmo. Ah, e assim como é importante ingerir fibras, também é essencial tomar muita água para que essas fibras possam ser processadas pelo seu intestino.

 

Vamos começar as pequenas mudanças? Consumir refeições saudáveis nunca foi tão fácil e saboroso em forma de porções, marmitas fitness, salgados, sucos e muito mais. Confira o nosso cardápio