"
Fechar busca

Digite o nome do produto

Digite o nome do produto e toque em Ir ou selecione um produto da lista.
R$ 0,00

Meu Carrinho

HORA DO LANCHE – A IMPORTÂNCIA DAS REFEIÇÕES INTERMEDIÁRIAS

 

 

                                                                                                      Foto: Humphrey Muleba

 

Crescemos ouvindo sobre as três principais refeições do dia: começar com um bom café da manhã, passando pelo almoço e finalizando com o jantar. Mas dificilmente é possível ficarmos satisfeitos nos alimentando apenas nestes momentos – é comum sentir um pouco de fome entre uma refeição e outra, e é nessas horas que um lanchinho pode fazer a diferença.

 

Você já foi almoçar ou jantar sentindo tanta fome que acabou fazendo um prato maior do que deveria ou fazendo uma escolha mais indulgente? Um dos benefícios das refeições intermediárias é justamente o de contribuir para a sensação de saciedade, assim você não chega na próxima refeição com vontade de comer tudo que vê pela frente ou até de consumir algum alimento que seja muito calórico e pouco saudável.  

 

Existem diversas recomendações em relação aos intervalos de cada refeição, mas acima disso é importante se preocupar com a qualidade do que está sendo consumido: sempre que puder, valorize os alimentos naturais, já que eles oferecem maior riqueza nutricional e complementam a ingestão de fibras sem que você consuma ingredientes industrializados. Quando você escolhe ingerir comida de verdade, contribui para a nutrição do seu organismo.

 

Também é essencial incluir as proteínas nas refeições intermediárias, já que elas contribuem para que você se sinta satisfeito e ainda auxiliam na saúde muscular e nutrição do seu corpo – você pode combinar este nutriente com uma pequena quantidade de carboidratos ou até com uma “gordura boa”, como a que pode ser encontrada nas oleaginosas como castanhas e algumas frutas.

 

Para quem pratica esportes e atividades físicas, as refeições intermediárias são grandes aliadas, oferecendo a energia e a recuperação necessárias quando consumidas nos momentos pré-treino e pós-treino. Conversar com um nutricionista é sempre importante para quem busca uma alimentação saudável, mas existem alguns snacks naturais e bastante saborosos que podem ser consumidos nas refeições intermediárias de um jeito bem fácil:

 

Sucos naturais – Além de contornarem a vontade dos sabores mais adocicados, os sucos são a forma mais fácil de consumir frutas, ajudando na sua hidratação e te ajudando a se sentir satisfeito. São uma boa escolha para o período da manhã, já que são leves e refrescantes – as bebidas também podem receber ingredientes adicionais e ganhar característica funcional, como os sucos detox. Para quem busca a perda de peso, por exemplo, vale acrescentar termogênicos como o gengibre ou a canela em pó, ou até desintoxicantes e antioxidantes como o pó de spirulina ou a couve. 

 

Castanhas  Muito práticas para levar com você ou deixar ao seu alcance no trabalho, as castanhas oferecem gorduras boas para a saúde e aportam fibras para a alimentação: a castanha do Pará é rica em selênio e arginina, com propriedades antioxidantes e que auxiliam o sistema imunológico e circulatório; a castanha de caju tem uma ótima quantidade de proteínas e é a castanha com menor quantidade de gordura, sendo até utilizada atualmente para a produção de leites vegetais; as nozes contam com óxido nítrico e ajudam no tratamento de síndromes metabólicas e problemas circulatórios. Além delas há ainda a amêndoas, a macadâmia e o pistache. 

 

Iogurtes Os iogurtes são uma boa fonte de proteínas obtidas a partir do leite e podem ser consumidos individualmente no momento do lanche ou até combinados a outros ingredientes como frutas, grãos e etc. Mas para incluir esse alimento nas suas refeições intermediárias, vale conferir a tabela nutricional e a lista de ingredientes: prefira as opções desnatadas, que têm menos gorduras, e as que não contêm adição de açúcar. Se atente também à quantidade de proteínas em comparação com os carboidratos – algumas marcas já oferecem hoje opções de alto valor proteico obtidas por métodos de fermentação natural.     

 

É importante também ter o acompanhamento de um nutricionista, que pode oferecer a melhor orientação em relação aos alimentos que se adequam às suas necessidades, objetivos e estilo de vida. Experimente incluir estes lanchinhos na sua rotina e observe a diferença que eles podem proporcionar à forma como você se alimenta e se sente.    

 

Não tem tempo?  Quer poder consumir lanches intermediarios na dieta? Confira as opções de lanches e Snacks saudáveis disponíveis em nosso cardápio.